UCI Gran Fondo World Series Brasil comemora o sucesso de sua estreia na América do Sul.

O Brasil recebeu pela primeira vez neste domingo (05/11) uma etapa do calendário mundial da UCI Gran Fondo World Series. Com mais de mil ciclistas, a UCI Gran Fondo World Series Brasil se consolidou como a maior prova de ciclismo de estrada do Sul do Brasil e é a única seletiva  da América do Sul para o campeonato mundial da de Gran Fondo que será no dia 1° de setembro de 2024, em Aalborg, na Dinamarca.

A prova foi disputada em duas distâncias: a Gran Fondo com 120km e mil metros de altimetria total e a Médio Fondo com 76km e 600 metros de altimetria. O percurso passou pelas cidades de Pomerode, Rio dos Cedros, Timbó e Benedito Novo.


Legado para o ciclismo
Depois de várias semanas de muita chuva, o sol finalmente apareceu e a disputa foi com céu claro e temperatura agradável.

A vitória geral foi do mineiro Hugo Prado Neto (OCE-Specialized Brasil) da faixa etária 45-49 anos, que veio de Belo Horizonte de olho na disputa do Mundial de 2024. Em uma chegada bastante disputada, Hugo cruzou a meta com o tempo de 2h55min34s.

"O ritmo foi bastante forte, o relevo não é tão seletivo, então fiz uma prova estratégica. Acelerei na última descida de paralelepípedo e levei a melhor no sprint. Foi um jogo de xadrez em alta velocidade", disse o vencedor, de 45 anos, que em setembro conquistou o título mundial de mountain bike marathon em sua categoria, na Austrália.

Entre as mulheres, a vitória foi de Karine de Macedo Frota, de 38 anos, que disputou na faixa etária 35-39 anos e fechou o cronômetro com o tempo de 3h31min54s. Karine é de Teresina (PI) e compete para a equipe paulista Santos Cycling.

"Faz tempo que a organização me convidou para o evento e achei que seria uma boa opção de corrida neste fim de ano. Gostei muito da prova, achei bem organizada e o percurso bem divertido", contou a campeã, que começou a carreira no mountain bike.

O evento trouxe para Pomerode uma grande estrutura que foi montada no Centro Cultural da cidade. A organização preparou um evento com muitas atrações, que inclui uma Expo com as melhores marcas, além de food trucks, atrações musicais típicas alemãs e muita gastronomia regional.

"Hoje deixamos um grande legado para o ciclismo. Nós nos desafiamos a entregar algo diferente e no padrão UCI. Nossa equipe se uniu – a Riders e a Corre Brasil – para resgatar o ciclismo catarinense e o brasileiro no cenário mundial. O próximo passo é ter uma linda delegação verde-amarela no Mundial de Gran Fondo no ano que vem. As pessoas que saíram daqui hoje com um sorriso no rosto e a medalha de qualificação no peito resume tudo o que queríamos entregar", comemorou o organizador Juliano Salvadori.

 

Ciclistas de 12 países
A UCI Gran Fondo World Series Brasil reuniu importantes nomes do ciclismo nacional que brilharam no passado como Márcio May, Daniel Rogelin, Alex Arseno, Marcelo Moser, Hernandes Quadri Jr., Hugo Prado Neto, Luis Amorim, Ricardo Pscheidt e Ana Panini, entre outros destaques.

A prova contou com ciclistas de 12 países. Além do Brasil, a prova teve a participação de ciclistas do Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha, França e Bélgica.

O holandês radicado na Bolívia Erik Mijland veio especialmente ao Brasil para disputar na faixa de idade 65-69 anos com os olhos voltados para o Campeonato Mundial de Gran Fondo de 2024. "Para mim o mais importante é desfrutar da prova. Eu gostei bastante de Pomerode e da cultura alemã da região", contou o ciclista, que terminou na quarta colocação da categoria.

Os amigos mexicanos Arthur Ramirez e Javier Garcia também vieram ao Brasil em busca da vaga para o Campeonato Mundial. Ramirez disputou a prova Médio Fondo na faixa etária 55-59 anos e Garcia na 65-69 anos.

"No México não temos nenhuma prova seletiva. Como gostamos muito do Brasil, decidimos prestigiar o evento em Pomerode", disse Garcia, que conclui na terceira colocação na Médio Fondo.

Outro que veio em busca de uma vaga para o Mundial foi o norte-americano Michael Birrell. "Eu moro atualmente na Bolívia e a prova em Pomerode era a melhor opção para eu me classificar", contou o texano de 59 anos, sétimo colocado na Gran Fondo.

A prova contou com ciclistas de todas as regiões do Brasil e as assessorias esportivas tiveram um papel importante na prova. É o caso da Personal Team, de São Paulo, que compareceu com 10 ciclistas, entre eles o paulistano pentacampeão brasileiro de contrarrelógio Luis Amorim.

"Queríamos disputar uma prova bem organizada. A prova de Pomerode está no calendário UCI e isto dá muita credibilidade ao evento. Esta corrida fechou a temporada de nossos alunos com chave de ouro", disse Arthur Audi, gestor da assessoria.

Do interior de São Paulo, Silvana Skupien foi a campeã na faixa etária 60-64 anos. "Vim para viver este momento. Esta foi minha primeira vez em uma prova de estrada de Gran Fondo e meu único objetivo era o de terminar dentro do tempo de qualificação. E eu consegui", disse Silvana Skupien, que viajou com o marido Sérgio e o filho Eduardo, dono da assessoria Skup's que orientou o treinamento dos pais e ainda trouxe outros três atletas para a disputa.

"Hoje foi o encerramento do ciclo desta temporada. Escolhemos esta prova por conta do desafio, que é bem diferente de outras competições", contou o treinador Eduardo Skupien.

Nicolas Fernando Custódio, de apenas 15 anos, é o atleta mais jovem na competição e garantiu a terceira colocação na 15-18 anos. Para Nicolas, disputar uma prova de Gran Fondo foi uma experiência nova. O ciclista de Blumenau ficou surpreso com o resultado. "Eu esperava que eu fosse andar menos do que andei hoje. Minha terceira colocação no pódio de minha categoria é uma boa surpresa", completou.

O ciclista mais "experiente" veio de São Luís (MA). Edson Coelho Pereira Filho, de 79 anos, garantiu a segunda colocação no pódio de sua categoria Médio Fondo e elogiou o percurso. "Gosto de provas longas e achei o percurso excelente. Os trechos de paralelepípedos fazem a gente da minha idade sofrer um pouco, mas faz parte. Gostei muito", contou.

Para o prefeito de Pomerode Ércio Kriek, a prova internacional é importante para a cidade por várias razões. "Eventos assim são importantes para estimular as pessoas a praticarem esportes e também para divulgar a nossa cidade, nossas atrações turísticas, bem como a cultura e a gastronomia de nossa região. No ano que vem espero ainda mais pessoas neste evento", disse.

A UCI Gran Fondo World Series Brasil já está confirmada no calendário UCI para o dia 3 de setembro de 2024 e as inscrições vão abrir em breve.

 

CAMPEÕES GRAN FONDO

Masculino
15-18 anos – Axel Kruger – Sunn Bikes
19-34 anos – Marcelo Godin – RR Cycling Acivas
35-39 anos – Michel Amador Gimenes – Escalera CC
40-44 anos – Ricardo Pscheidt – Edro Bikes
45-49 anos – Hugo Prado Neto – OCE SPZ Brasil
50-54 anos – Marcelo Dias – Avulso
55-59 anos – Guilherme Ballestreros Guimarães – Avulso
60-64 anos – Cesar Augusto Moreno – Clube Maringaense de Ciclismo
65-69 anos – Irio Goede – Lau Treinamento Personalizado
 

Feminino
19-34 anos – Hannah Costa Oliveira – Estiloventura Trek
35-39 anos – Karine de Macedo Costa – Santos Cycling
40-44 anos – Larissa Brack – JP Ciclismo Training
45-49 anos – Mariana Mendes – Five Donne
50-54 anos – Adriane dos Santos – Webtreino Curitibano
55-59 anos – Karoline Meyer – Firmino Racing Team
60-64 anos – Silvana Skupien – Family Racing

 

CAMPEÕES MÉDIO FONDO

Masculino
15-18 anos – Frederico Bilski – La Route
19-34 anos – Julio Cesar Dobinski – Avulso
35-39 anos – Rodrigo Barros – Escalera CC
40-44 anos – Alessander Sanches – Cycling Nards Bike Shop
45-49 anos – Fabrício Soares Lino – Squadra Cycling Team
50-54 anos – Alessandro Alves – Imperial Ciclista
55-59 anos – Edson Luiz de Jesus – Tema Cambirela
60-64 anos – Paul Lirio Berwig – Bicicletaria Lirio
65-69 anos – Heny Schwarz (Alemanha) – Picardellis Velo Team Dresden
70-74 anos – Antonio Tadeu de Castro – Marisol
75-79 anos – Gustavo Valdemar Fidelis – SESC-Banco do Brasil

Feminino
19-34 anos – Jéssica Rodrigues Nunes Moretto – Inpulse Assessoria
35-39 anos – Priscila Benício – Pro Sports
40-44 anos – Giselle Borges – Avulsa
45-49 anos – Ana Flávia Peres – CF Team/HPeres Seguros
50-54 anos – Sílvia Ribeiro Nardi – Cycling Nards Team
55-59 anos – Rosane Mussi da Silva Marques – Agile
60-64 anos – Ana Maria Berleze – Raptors CT


Mais informações no site oficial www.ucigranfondobrasil.com.br
 

Resultados completos no link:
https://protiming.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2023/UCI-GRAN-FONDO-BRASIL/UCI-GRAN-FONDO-BRASIL.clax

 

Texto: Marcos Adami - Assessoria de Imprensa  

Data: 07/11/2023
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System