Em operação segura e monitorada, Defesa Civil explica que barragem de José Boiteux pode verter ao longo desta sexta-feira

A Defesa Civil de Santa Catarina monitora o nível da Barragem Norte, em José Boiteux, que atingiu a cota de 96,5% da sua capacidade e deve verter ao longo desta sexta-feira, 13. De acordo com o monitoramento técnico falta apenas cerca de um metro para a água retida alcançar o vertedouro da Barragem. É importante destacar que o vertimento de barragens é uma operação controlada e monitorada de perto por equipes técnicas.

A barragem é projetada de forma estrutural para ir esvaziando o excesso de água de seus reservatórios pelo vertedouro.O fim das três séries de chuva forte deve fazer a barragem parar de verter em um curto espaço de tempo.

É um processo semelhante ao que já aconteceu nas barragens de Taió e Ituporanga, por conta do imenso volume de chuva das últimas semanas. Mesmo assim, as duas estruturas seguraram até 125% do volume do reservatório, ajudando a reduzir o nível dos rios e os impactos das cheias no Vale do Itajaí.

Um vistoria técnica realizada por engenheiros da Secretaria de Infraestrutura foi realizada no local e confirmou a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux, que voltou a ser operada pelo Estado neste ano.

Com o cessar das chuvas, os níveis dos rios em José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau continuam em recessão, situação que deve se manter ao longo dos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. É possível que o nível do rio em José Boiteux tenha uma pequena elevação, porém não representa qualquer risco de inundação para o município.

Por Redação SECOM/SC

Imagem: Defesa Civil/SC

Data: 13/10/2023
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System