Rota do Enxaimel é indicada pelo Ministério do Turismo para Melhores Vilas Turísticas do Mundo

A Rota do Enxaimel, roteiro turístico em Pomerode, Santa Catarina, foi um dos três destinos selecionados pelo Ministério do Turismo para representar o Brasil no programa Best Tourism Villages (Melhores Vilas Turísticas) da UNWTO (Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas). O projeto foi inscrito pela Associação Rota do Enxaimel, entidade formada pelos estabelecimentos turísticos da localidade, e concorreu com diversos destinos do Brasil. Na seleção, foram considerados aspectos como patrimônio cultural e histórico, Objetivos de Desenvolvimento Social (ODSs) da ONU e atividades rurais e tradicionais na localidade.
A Rota do Enxaimel é uma região em Pomerode tombada como patrimônio paisagístico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e reúne cerca de 50 casas construídas na técnica enxaimel, em uma paisagem considerada típica da imigração alemã, além de diversos atrativos turísticos.
 
O vice-presidente da associação, Ivan Blumenschein, explica a importância da indicação: "esse reconhecimento pelo Ministério do Turismo corrobora o potencial turístico da Rota do Enxaimel, e traz visibilidade para o destino."
A associação foi fundada há apenas três meses, mas já conseguiu conquistas importantes, segundo Ivan: "apesar de toda a beleza e história da Rota do Enxaimel, o local não havia se estruturado adequadamente para o turismo, e seguia pouco visitado. Estamos trabalhando para mudar este cenário, e em pouco tempo já criamos um mapa turístico, um site interativo divulgando o patrimônio tombado e os estabelecimentos, e firmamos uma parceria com a VIACREDI (Cooperativa de Crédito) e o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), para aporte de conhecimento e recursos para estruturação do destino. Os resultados já estão sendo percebidos."
 
O objetivo da entidade, além de fomentar atividade econômica, é contribuir para a preservação cultural. "O turismo na região pode oferecer não apenas oportunidades e renda para muitas famílias, mas também sustentação econômica para manter a história e identidade, gerando recursos para que o patrimônio tombado e as tradições sigam preservados por muitos anos", conclui Ivan. As outras duas localidades indicadas pelo Ministério do Turismo foram São Bartolomeu (distrito de Ouro Preto - MG) e Alberto Moreira (distrito de Barretos - SP). A UNWTO avaliará os destinos inscritos pelos países-membros da ONU, e o resultado será divulgado na Assembléia-Geral da entidade, em 24 de Outubro em Marrakesh, Marrocos.

A Rota do Enxaimel pode ser percorrida de carro, bicicleta ou em passeios guiados, e mais informações podem ser obtidas no site da entidade: www.rotadoenxaimel.com.br

Fonte: Divulgação / Reprodução - Associação Rota do Enxaimel

Foto: Divulgação / Reprodução - Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Pomerode

Data: 14/09/2021
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System