SC: Corpo de Bombeiros Militar registra quase cinco mil chamadas para atendimento

Durante a passagem do ciclone extratropical por Santa Catarina, entre os dias 30 de junho e 1 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina registrou 4.935 chamadas pelo telefone 193.

Embora os sistemas tenham ficado instáveis em todas as regiões, por falta de luz ou de sinal de telefonia, estas chamadas foram registradas nas centrais. Ou seja, não considera as chamadas que foram realizadas aos telefones fixos de cada cidade e aos celulares que foram disponibilizados para atendimento nesta situação.

Foram priorizados os atendimentos presenciais das emergências que traziam risco à vida. Sendo assim, mais de 1,9 mil ocorrências tiveram o deslocamento das 427 viaturas empenhadas. As outras demandas foram atendidas com a orientação via telefone.

Nestes dois dias, 1.705 bombeiros militares atuaram, além de 828 bombeiros comunitários. Em duas regiões foi necessária a atuação das Forças-Tarefas 14, em Xanxerê, e 13, em Tijucas, que contou ainda com reforço do binômio (bombeiro militar e cão de busca) Cabo Carlos de Souza e Zaara.

É preciso ter cuidado, mesmo após o ciclone, para evitar novas ocorrências, por isso é indicado para que a população não suba em telhados que estejam molhados, em árvores ou locais que estejam instáveis.

Nos casos de destelhamento a recomendação é que as pessoas não tentem subir em móveis, escadas ou no próprio telhado para colocação de lonas, sem o equipamento de proteção individual para atuação em altura.  Uma opção mais segura é proteger os móveis com as lonas, ou criar uma proteção interna.

O CBMSC realiza o procedimento de retirada de árvores quando estão interditando vias públicas ou quando há risco para uma residência. Nestes casos acione o 193. Caso não se enquadre nestas situações, deve ser acionado um serviço particular.

Fonte: Melina Cauduro - Secom / Governo de Santa Catarina

Foto: Julio Cavalheiro - Secom/ Governo de Santa Catarina

Data: 03/07/2020
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System