Mais de 800 motoristas são conscientizados no segundo fim de semana da Blitz da Saúde

Pelo segundo fim de semana consecutivo, a Secretaria de Turismo e Cultura de Pomerode (Setuc), em parceria com a Associação Visite Pomerode (Avip) promoveram a Blitz da Saúde, no Portal Sul da cidade. A ação faz parte da campanha “O Cuidado Nos Une”, lançada pela Associação Visite Pomerode (Avip) e Prefeitura Municipal, e tem o objetivo de informar sobre o uso da máscara, obrigatório na cidade, e os demais cuidados necessários à prevenção da Covid-19.
 
No sábado (27) e no domingo (28), entre as 9h e 12h, foram distribuídos folders com orientações sobre a Covid-19 - material fornecido pela Secretaria de Saúde - além de reforçar a necessidade de uso de máscara, conforme o decreto municipal do dia 19 de junho.
 
Nos dois dias deste segundo fim de semana da ação, foram abordados 888 veículos, sendo que 43% dos motoristas estavam fazendo o uso da máscara, ou seja, um aumento em relação à semana anterior quando apenas 35% faziam uso da proteção.
 
Para os ciclistas também houve um aumento do uso da máscara, em relação ao fim de semana anterior, passando de 56% para 66,5% o número de ciclistas que usavam a máscara enquanto trafegavam pela cidade. Houve, no entanto, queda no número de pedestres que estavam usando máscara ao passar pelo local. No primeiro fim de semana, foram 76% e, no segundo, o número caiu para 74%.
 
O secretário de Turismo e Cultura de Pomerode, Claudio Krueger, afirma que o principal objetivo da iniciativa é a conscientização em relação às medidas de prevenção a serem adotadas na cidade. “É importante frisar que a ação tem por objetivo orientar os pomerodenses, assim como os visitantes e turistas que passam pelo Portal Sul”. As blitze da Saúde continuarão nos próximos fins de semana, podendo ter seus horários ampliados, conforme demanda e necessidade.

O Cuidado Nos Une
Associação Visite Pomerode (Avip) e Prefeitura de Pomerode lideram o esforço conjunto, que tem o apoio do Sebrae/SC e de especialistas em Gestão do Turismo, Infectologia, Segurança do Trabalho e Comunicação. O objetivo é promover práticas elevadas de segurança na atividade turística.

"Pomerode já é conhecida pela segurança, limpeza e organização, mas queremos dar um passo além para continuar merecendo a confiança que o turista deposita na cidade", avalia o presidente da Avip, Manfredo Goede.

O primeiro passo é a capacitação de empresas associadas à Avip, como hotéis, pousadas, restaurantes, cafés, parques, museus e lojas. Cada setor ganhou protocolo específico, com regras mais rigorosas que as estabelecidas pelos governos federal e estadual. Serão, ao todo, seis treinamentos ministrados online ou em pequenos grupos presenciais.

Para a área de restaurantes, por exemplo, a campanha determina o distanciamento de dois metros entre as mesas, enquanto as autoridades exigem 1,5 metro. A orientação partiu do infectologista Amaury Mielle, um dos consultores convidados. Há também medidas para assegurar a qualidade do ar nos recintos com maior presença de pessoas.

Hotéis e pousadas devem fazer o controle diário de temperatura dos funcionários, assim como o de hóspedes, no momento do check-in. Há procedimentos para a destinação de resíduos, lavanderia e orientações sobre o encaminhamento de pessoas com sintomas a unidades de saúde.

Parques como Zoo Pomerode e Vila Encantada, também já possuem protocolos validados para serem postos em prática.

Toda empresa que se comprometer com as normas poderá adotar a identidade visual da campanha “O Cuidado Nos Une”, para que visitantes e moradores identifiquem os participantes. O cumprimento das medidas será auditado para garantir lisura e eficiência quanto a aplicabilidade da campanha a quem frequentar os estabelecimentos que a ela aderirem.

Fonte: Divulgação / Reprodução - Associação Visite Pomerode

Foto: Divulgação / Reprodução - Associação Visite Pomerode

Data: 30/06/2020
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System