Parceria pode contribuir para projetos voltados ao desenvolvimento sustentável

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau, entregou ao presidente do Distrito de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel, uma carta em que manifesta interesse em firmar parcerias em projetos voltados ao desenvolvimento das cidades. O documento foi entregue durante visita da comitiva de lideranças alemãs, na tarde desta quarta-feira (19), na sede da Associação, em Blumenau.

Hildebrandt explicou que essa parceria é fundamental para estreitar e fortalecer a relação dos municípios da região com cidades europeias. “A Associação tem o papel de trazer essa parceria municipal para o patamar de gestão, de política pública, do debate e tratar como uma prioridade para a região” frisou.

Segundo o presidente, “é imprescindível que os gestores públicos consigam materializar essas ações em projetos de desenvolvimento sustentável, de transformação social e de aprimoramento das condições de vida da população”, analisou Hildebrandt.

Prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, adiantou que a região quer aperfeiçoar com as cidades alemãs projetos nas áreas de saneamento básico, mobilidade urbana e políticas públicas para idosos. “Temos também muito conhecimento e experiências bem-sucedidas para mostrar aos municípios alemães. Um exemplo disso são nossas iniciativas voltadas ao turismo”, falou.

Schnaudigel manifestou que o distrito já tem pontos de futura cooperação com o Vale Europeu. “Estamos de portas abertas. Nós somos fortes quando trabalhos juntos. Nós somos fortes quando falamos com a mesma voz, desenvolvendo projetos em comum”, disse. Ele elogiou ainda o trabalho que a Associação desenvolve nos colegiados setoriais. “Utilizando as boas práticas um do outro poderemos avançar mais rápido”, destacou.

O chefe do distrito falou ainda que no próximo ano serão comemorados 10 anos de parceria de Karksruhe com Brusque. Para o prefeito Jonas Oscar Paegle, de Brusque, o desenvolvimento de projetos em comum com o distrito alemão tem influenciado positivamente no desenvolvimento sustentável da cidade.

“Este é um momento muito importante para nós, gestores públicos, que sempre buscamos alternativas em prol de cidades inteligentes e sustentáveis. Com certeza, no futuro próximo podemos colher os frutos dessa parceria que começou agora”, finalizou.

Conferência Brasil e Alemanha

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, em Brusque, está sendo realizada a Conferência Brasil e Alemanha. O evento, que teve a primeira edição no Distrito de Karlsruhe, objetiva promover discussões, debates e conhecimentos sobre seis Objetivos da Agenda 2030: saúde e bem-estar; educação de qualidade; energia limpa e acessível; inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; parcerias e meios de implementação.

A Conferência pretende ainda difundir a importância da aplicação dos ODS no Brasil e na Alemanha através de apresentações de cases de sucesso, salas temáticas, palestrantes renomados e presença de técnicos e autoridades políticas alemãs.

A Conferência é produto do Projeto 50 Parcerias Municipais pelo Clima, no qual o município de Brusque é parceiro do Distrito de Karlsruhe. O evento é uma promoção da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) em parceria com a Prefeitura de Brusque, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, a Ammvi e o Centro Universitário de Brusque (Unifebe).
 
Fonte: Divulgação - Assessoria de Imprensa / Ammvi e Prefeitura Municipal de Pomerode
Foto: Divulgação - Ammvi e Prefeitura Municipal de Pomerode
Data: 20/02/2020
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System