Arquiteta lança livro sobre enxaimel na 37ª Festa Pomerana

Durante a 37ª Festa Pomerana, quem passou pelo evento vai poder conhecer mais sobre a cultura germânica trazida para a região pelos imigrantes. Na terça-feira (21), um tema que sempre encanta os turistas esteve em pauta na programação. É o lançamento do livro Fachwerk – A Técnica Construtiva Enxaimel, da arquiteta e pesquisadora Angelina Wittmann.

Pomerode contém um dos maiores acervos com esta técnica de construção fora da Alemanha. São aproximadamente 220 edificações em todo o município. A Rota do Enxaimel, por exemplo, é um dos mais famosos destinos turísticos da cidade, devido ao grande número de casas registradas. Com mais de 25 anos estudando sobre o tema, Angelina apresenta em sua obra o resultado de sua pesquisa. “Enxaimel é uma estrutura de madeira independente das paredes, com toda a complexidade da distribuição de cargas e conseguida nas casas de alvenaria após experimentos na igreja de Santa Sofia, no século VI. O livro mostra como se fosse uma linha temporal desde os primeiros registros dessa técnica, até os dias atuais, onde ela ainda é utilizada”, comenta.

O lançamento do livro aconteceu no Pavilhão Cultural. Na ocasião, o público poderá conversou com a autora, além de adquirir o exemplar no local. Ele estará disponível para vendas no município e também na Book Center, em Blumenau. A 37ª Festa Pomerana vai até o dia 26 de janeiro, no Pavilhão Municipal de Eventos de Pomerode (SC).

Fonte: Catarine Souza - Melz Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação - Redes sociais
Data: 22/01/2020
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System