PROCON realiza mais de 550 atendimentos em 2019

O PROCON tem a missão de fazer cumprir as leis de proteção ao consumidor que proíbem práticas comerciais desleais, fraudulentas e enganosas, a fim de garantir um mercado justo para consumidores e empresas.

As atividades do órgão incluem coletar denúncias, investigar, solucionar reclamações, fornecer informações sobre direitos, educação, defesa, e divulgar a fim de educar consumidores e empresas sobre seus direitos e responsabilidades.

Diariamente o PROCON recebe reclamações sobre problemas, desde produtos defeituosos a publicidade enganosa. Neste ano, até o momento, foram realizados 574 atendimentos. Destes, 256 foram atendimentos preliminares, ou seja, resolvidos num primeiro contato, sem necessidade de retorno, registrando uma taxa de sucesso de 44,5%.

Conforme o Gerente do PROCON, Felipe Fabris Goerl, foram agendados procedimentos para 118 reclamações neste ano (audiências que já aconteceram ou vão acontecer). “Destas, 94 audiências já foram realizadas, registrando acordo em 75 delas. O saldo restante (200) são CIP (Carta de Informações Preliminares), algumas aguardando a empresa responder e outras o retorno do consumidor para ver se há a necessidade de prosseguimento ou se encerramos o procedimento. São números muito bons para os cinco primeiros meses do ano. A nossa taxa de resolutividade dos casos é referência. Resultado de uma equipe que se empenha e garante o atendimento que o cidadão merece”.

Fonte: Ascom - Prefeitura de Pomerode

Foto: Ascom - Prefeitura de Pomerode

Data: 10/06/2019
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