Fotos: Divulgação

Jovem pomerodense está na semifinal do Festival “Santa Catarina Canta”

Quem esteve presente ao Desfile Cívico de 07 de setembro, pôde acompanhar o talento da jovem Júlia Rabelo Pereira. Do alto do palanque destinado às autoridades, a jovem de 15 anos cantou os hinos do Brasil, de Pomerode e da Independência, com maestria e muita segurança.

Só que este talento está perto de ser reconhecido além das fronteiras de nossa cidade. Isso porque a estudante da E.B.M. Almirante Barroso está classificada para a fase semifinal do “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira”, promovido pelo Governo do Estado.

Juh, como é artisticamente conhecida, já passou por duas fases da competição e, agora, aguarda ansiosamente para subir no palco novamente, no próximo dia 25 de setembro, onde tentará um lugar na grande final da categoria Infantojuvenil.


A apresentação será realizada no Teatro Carlos Gomes, em Blumenau, a partir das 18h.

“Eu sempre gostei de cantar, desde pequena. Por isso, comecei a cantar em festivais aos meus nove anos, em São Joaquim, cidade onde eu morava na época. E, desde lá, não parei mais de participar. Então, no ano passado, o Governo de Santa Catarina criou o ‘Santa Catarina Canta’ e eu resolvi me inscrever, só que eu acabei não passando para a semifinal. Mas eu não desisti. Busquei me aprimorar mais e, esse ano, tentei mais uma vez e consegui avançar, o que me deixou muito feliz”, relata a jovem.

Para a fase regional, a estudante apresentou a música “Como Nossos Pais”, de Elis Regina (veja o vídeo no fim da matéria).

“Ela é uma inspiração para mim. Eu gosto muito de MPB e seus intérpretes, principalmente os mais antigos. Dos mais recentes, me identifico bastante com o cantor Jão e com a dupla Anavitória. Já na parte internacional, eu gosto de Taylor Swift e Olivia Rodrigo. Agora, para a fase semifinal, irei interpretar a música ‘Sangrando’, do Gonzaguinha”.


Segundo Juh, a preparação está a todo vapor, com suas aulas de canto na SCAR – Sociedade Cultura Artística, em Jaraguá do Sul.

“Eu e minha professora começamos a treinar a música do Gonzaguinha faz pouco tempo, mas já tínhamos dado uma olhada nela um pouco antes da fase regional. Só que agora, vamos focar muito na questão da interpretação. E como ela é uma canção muito potente, vou dar uns ajustes para deixá-la ainda mais potente”.

Sobre seguir a carreira musical, Júlia tem uma opinião mais do que formada.

“Tenho muita vontade e estou estudando para isso. Por exemplo, interpretar os hinos do Brasil, de Pomerode e da Independência, no dia 07 de setembro, foi uma grande honra. Saber que as pessoas confiaram em mim para uma tarefa tão importante, é algo gratificante e que me inspira cada vez mais. Eu espero que eu também consiga, no futuro, inspirar outras pessoas que tenham esse mesmo sonho, de seguir o caminho da música”, finaliza.


A grande final do “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira” será realizada no dia 09 de novembro, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, com apresentação da Camerata Florianópolis e de um artista nacional convidado. Os vencedores, além de receber R$ 20 mil, também participarão de um espetáculo da orquestra na temporada 2025/2026.

O festival é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis.

Rolar para cima