Foto: Divulgação / Polícia Civil

Adolescente é investigado por crimes cibernéticos, envolvendo automutilação e sexo explícito

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI) de Blumenau, cumpriu nesta quinta-feira, 11 de dezembro, um mandado de busca e apreensão, no bairro Velha Grande.

A ação é resultado de uma investigação robusta para apurar graves crimes cibernéticos, incluindo a incitação à automutilação e a produção de material sexual infantil.

As investigações da DPCAMI tiveram início no mês de outubro, por meio de um informe detalhado da Polícia Federal (PF), que continha dados provenientes de CyberTiplines Reports, que indicando a participação de um suspeito, residente em Blumenau, em um grupo que agia em uma determinada plataforma.

O grupo utilizava chantagens e ameaças para constranger menores de idade a praticar automutilação em transmissões ao vivo e a gravar vídeos de cunho sexual ou pornográfico.

Os crimes sob apuração incluem:

– Induzimento ou Instigação ao Suicídio ou à Prática de Automutilação (Art. 122 do Código Penal);

– Constrangimento Ilegal (Art. 146 do Código Penal);

– Produção, Oferta, Compartilhamento e Armazenamento de Material de Abuso Sexual Infantil (CSAM) (Arts. 240, 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

Identificação e Cumprimento do Mandado

Através da análise técnica, foi possível vincular os perfis criminosos a um adolescente, de 16 anos, residente em Blumenau.

O mandado de busca e apreensão foi cumprido no endereço do suspeito, culminando na apreensão dos seguintes dispositivos eletrônicos: um smartphone, um notebook e quatro dispositivos de armazenamento portátil.

Todo o material apreendido será submetido à perícia e análise para consolidar as provas de autoria e vínculo com os crimes.

A Polícia Civil reitera seu compromisso com a proteção das crianças e adolescentes e a repressão a crimes de ódio e exploração no ambiente cibernético.

Rolar para cima