Foto: Freepik

Terminam hoje as inscrições para candidatos a diretor de escola em Pomerode

A Prefeitura de Pomerode, por meio da Secretaria de Educação, publicou o Edital Sefe 22/2025, que regulamenta o processo de qualificação para o exercício do cargo de diretor(a) escolar das unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

O processo atende à legislação nacional e municipal, que estabelece a gestão democrática da educação associada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à consulta pública à comunidade escolar.

As inscrições devem ser realizadas nos dias 29 e 30 de setembro de 2025, exclusivamente pelo aplicativo Atende.Net Pomerode, na aba Requerimentos > Assunto: Inscrição para diretor escolar.

Base legal

O edital cumpre determinações previstas em:

– Lei Federal nº 13.005/2014 – Plano Nacional de Educação (Meta 19);
– Lei Complementar nº 305/2017 – Plano Municipal de Educação (Meta 19);
– Lei Complementar nº 566/2024 – novo Sistema Municipal de Educação;
– Decreto nº 4.539/2025 – processo de qualificação por mérito, desempenho e consulta pública à comunidade escolar.

Critérios e etapas

O edital estabelece que a escolha dos diretores será realizada com base em:

– Atendimento aos critérios técnicos de mérito e desempenho;
– Apresentação do Plano de Gestão Escolar em assembleia pública;
– Aprovação da comunidade escolar.

As assembleias de apresentação dos candidatos inscritos ocorrerão no dia 28 de outubro de 2025, às 18h30min, em todas as escolas e centros de educação infantil.

A convocação será feita pelos presidentes das Associações de Pais e Professores (APPs), vice-presidentes dos Conselhos Escolares e, nas escolas, também pelos presidentes dos Grêmios Estudantis.

Foto: Ascom / PMP


Envolvimento da comunidade

No último dia 10 de setembro, a Comissão Central de Acompanhamento (CCA) reuniu os presidentes das APPs, vice-presidentes dos Conselhos Escolares e presidentes dos Grêmios Estudantis no auditório da Prefeitura.

O encontro contou com 51 participantes, que receberam orientações sobre os documentos e procedimentos que norteiam o processo.

Os candidatos que cumprirem os critérios técnicos de mérito e desempenho e tiverem seus planos de gestão aprovados pela comunidade escolar serão nomeados para o exercício da função em 02 de janeiro de 2026.

Fonte: Ascom / PMP

Rolar para cima