A 33ª edição da Festa do Imigrante de Timbó, que será realizada de 01 a 5 e de 8 a 12 de outubro, promete emocionar moradores e visitantes com uma programação que une tradição, inovação e participação ativa da comunidade.
Durante o lançamento oficial da festa, que ocorreu na quarta-feira, 17 de setembro, novas atrações e parcerias foram anunciadas, reforçando o papel do evento como símbolo da cultura ítalo-germânica no Vale do Itajaí.
Em um ano emblemático, em que Santa Catarina celebra os 150 anos da imigração italiana, o evento apresenta o concurso culinário “Mueller – Receitas que Ultrapassam Gerações”, com o objetivo de valorizar a gastronomia típica da região e resgata memórias afetivas por meio da comida.
Aberto a moradores de Timbó, a ação terá categorias como: cuca, risoto, recheio de marreco e geleia, além de pão, macarrão e bolacha caseiros. A votação popular elegerá a melhor receita de cada uma delas. Em paralelo, os workshops “Receitas de Família” trarão omas e nonas da comunidade para ensinar pratos tradicionais na cozinha oficial da Mueller, instalada no evento.
Outro destaque da edição é o lançamento da música “Vino Italiano & Chopp do Alemão”, composta especialmente para a festa pela Herr Schmitt, uma das bandas mais tradicionais da música alemã no Brasil. Liderada por Michael, voz inconfundível de sucessos que marcaram gerações, e por Lino, cantor e manager, a banda conta ainda com o talento de Dinho Almeida, músico e produtor responsável pelos arranjos e pela identidade sonora.
Juntos, eles e seus companheiros de palco transformam cada apresentação em uma experiência única, marcada por energia contagiante e forte interação com o público.
A nova canção mistura ritmos alemães e italianos, simbolizando a integração cultural de Timbó com versos que celebram a união das duas descendências em uma só melodia, e já pode ser ouvida nas plataformas musicais, neste link.
Maior programação musical da história
Esta será a Festa do Imigrante com a maior programação musical da história, trazendo mais de 80 atrações alemãs, italianas e regionais.
O destaque é para as bandas Society Band, Herr Schmitt, Verde Vale, La Montanara, Champagne, Os Futuristas, Banda do Barril, As Fridas de Taió, Bavária, Famiglia Dal Ponte e os shows de Tayna e Tairine (As Italianas do Brasil) e Karine e Felipe, diretamente de Itapiranga, berço da Oktoberfest em Santa Catarina.
O público ainda poderá prestigiar uma nova atração da festa, chamada “O Grande Baile”, que trará sempre ao final de cada noite bandas consagradas do sul do Brasil. Estão confirmadas as bandas Passarela, Terceira Dimensão, Talagaço, Banda Pérola Negra, Os Atuais, Musical San Francisco, Os Monarcas, Musical JM, Grupo Marcação e Musical Calmon.
Cervejarias 100% timboenses
A tradição cervejeira da região também ganha espaço no evento. Pela primeira vez, todas as cervejarias participantes da Festa do Imigrante são de Timbó.
A iniciativa reforça o orgulho local e possibilita a desgustação de rótulos que representam a excelência da produção artesanal timboense, consolidando o munícipio como referência na cultura cervejeira do Vale Europeu. As cervejarias confirmadas são Berghain, Borck, Blauer Berg, Guariba Bier, Pillred e Ranke Bier.
Personagens reais
Neste ano, a festa traz como tema central “Diferentes culturas, a mesma paixão”, que, pela primeira vez, promove personagens reais da cidade, moradores que representam a cultura ítalo-germânica em áreas como dança, música, artesanato, saúde, educação e moda.
Entre os nomes estão o coreógrafo Matheus Mendes, a servidora pública Thainá Moretto, a professora Bruna Nicole Butzke, o acordeonista Jean Melere, a bandoneonista Eliane Bloedorn, as crianças Isis Parno Betanin e João Alberto da Silva Karsten, a dançarina Mirela Moser Oss-Emer, o dançarino João Henrique Schuetze, o casal de artesãos Adimar e Evany Butzke e o profissional da moda e beleza Joatan Fernando Gonzaga.
“Trabalhamos muito para oferecer um grande espetáculo, não só para os timboenses, mas para todos que visitarem nossa festa. Nossa gastronomia, nossa música e nossos personagens demonstram que a Festa do Imigrante é grandiosa, mas muito familiar”, comemora o prefeito de Timbó, Flávio Buzzi.
Sobre a festa
Realizada anualmente no Parque Henry Paul, a Festa do Imigrante de Timbó é uma das maiores celebrações culturais do Vale do Itajaí.
Criada para homenagear os colonizadores alemães e italianos que fundaram a cidade em 1869, o evento valoriza as tradições ítalo-germânicas por meio da gastronomia típica, música, dança, desfiles, artesanato e programação cultural diversificada.
Ao longo das décadas, a festa se consolidou como símbolo de identidade local e referência no calendário de eventos de Santa Catarina, reunindo milhares de pessoas a cada edição.
Serviço
O quê: Festa do Imigrante
Quando: de 1º a 5 e de 8 a 12 de outubro
Horários:
Quartas e quintas-feiras a partir das 18h
Sexta-feira (3/10) a partir das 13h
Sexta-feira (10/10) a partir das 18h
Sábados a partir das 10h
Domingos a partir das 9h
Local: Parque Henry Paul
Ingressos: Gratuitos todos os dias
Fonte: Oficina das Palavras