Unicesumar promove palestra: A Arte de Dominar a si Mesmo

A Unicesumar em parceria com a master coach Edina Esmeraldino e a Associação de Amigos e Pais de Portadores de Mielomeningocele (AAPPM) promove, no dia 18 de setembro, às 19h, a palestra “A Arte de Dominar a si mesmo”. O evento tem por objetivo apresentar a disciplina Go-Projeto de Vida, oferecida no primeiro ano dos cursos superiores da instituição e que tem feito diferença na vida dos estudantes.

O diretor dos polos de Blumenau, Gaspar, Indaial e Jaraguá do Sul, Adriano Albano, explica que no primeiro ano do projeto, mais de 12 mil alunos construíram seus planos de estudos. Esta ação fez com que a taxa de evasão representasse apenas 8,51%, bem menor do que o índice nacional, que varia de 11% a 25% entre as instituições particulares, de acordo com o Censo EAD.br 2016 da Associação Brasileira de Educação a Distância. Não foi à toa que a instituição ganhou prêmio como melhor instituição do mundo em relacionamento com o aluno devido à excelência em visão e inovação no ensino superior, onde a disciplina GO representa grande parte desse projeto. O prêmio Campus Insight de Visão e Inovação 2018, promovido pela Campus Management, foi entregue em Orlando (Flórida), onde concorreram 1.100 instituições, presentes em 31 países.

Edina Esmeraldino vai justamente falar sobre as potencialidades do programa Go e de que forma qualquer pessoa, que se conheça melhor, pode aprender a usar os pontos fortes da sua personalidade e driblar os fracos. “Quem se conhece evita a procrastinação e acaba tendo melhores resultados nos estudos, no trabalho e em toda a sua vida”, alerta. De acordo com Albano, é por isso que a disciplina Go tem sido tão importante, pois ajuda os alunos a focarem e não dispersarem, o que é muito comum em quem estuda em casa e sozinho e não tem um professor controlando.

Durante a palestra serão abordados os seguintes temas: autoconhecimento, identificação dos quatro perfis comportamentais, Inteligência emocional para lidar com as adversidades, gestão do tempo e como traçar estratégias para eliminar sabotadores de produtividade e aprendizado. Os quatros perfis são: dominance (dominância), influence (influência), steadnisess (estabilidade) e conscientiousness (conformidade). “Todos eles, sem exceção, têm pontos positivos e negativos. O importante é nos conhecermos e aprendermos a lidar com os demais perfis. Nem sempre as pessoas querem ser tratadas da mesma forma que nós almejamos”, avisa.

Metodologia Go

Trinta e nove mil alunos da Unicesumar, em todo o Brasil, estão aprendendo a organizar suas vidas e a planejar suas carreiras profissionais com essa disciplina que nasceu de um projeto criado pelo Departamento Pedagógico da Unicesumar para ajudar ao aluno da EAD a manter sua trilha de estudos. A partir da experiência inicial, focada especialmente na gestão do tempo, a instituição viu a necessidade de avançar e junto com o master coach Felipe Lima, que desde 1999 trabalha com pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e estratégias de Coaching, criou a primeira disciplina oficial do Ensino Superior no Brasil que ensina ao aluno a criar e executar seu Projeto de Vida.

“Desenhamos o projeto alinhado aos princípios de coaching, pois entendemos que o aluno precisa não só se organizar para estudar, mas também organizar a vida dele para poder ter o estudo incluído nessa organização e, consequentemente, ter sucesso na graduação e na vida profissional. Já no primeiro ano, percebemos que os alunos que participaram do projeto permaneceram conosco mais tempo, avançaram nos estudos e alcançaram melhores resultados”, explica Kátia Solange Coelho, diretora operacional de Ensino da Unicesumar.

AAPPM

A palestra é aberta a todos que queiram participar, desde que colaborem com um brinquedo novo ou usado em bom estado, que será doado à AAPPM. A Unicesumar está organizando um café divertido para a entrega dos brinquedos, no dia 11 de outubro. A coordenadora de marketing da instituição, Michelle Guiduce Albano, diz que  a Unicesumar tem por objetivo desenvolver mais ações sociais, pois entende que também é papel da instituição incentivar os seus alunos a doarem um tempo a esse tipo de atividade. “Sabemos que o Brasil tem muitas carências e, se pudermos ajudar um pouquinho, estaremos fazendo a nossa parte”, enfatiza.

A AAPPM atende pessoas com mielomeningocele em toda a região do Vale do Itajaí. São mais de 80 famílias que são atendidas em todas as suas necessidades, seja com esclarecimento, fisioterapia, encaminhamento para especialistas e até com uma casa para os que vêm de outras cidades e precisam ficar em Blumenau para o tratamento.

Currículo: a palestrante é máster (PMCC), executive (PECC) e lifecoaching (PCC) pela SLAC, licenciadas internacionalmente pelo IAC Coaching Masterizes Advanced Leader Coach pela Corpore Coach U, analista comportamental e analista de competências, pela HRTOOLS, entre outras experiências.

SERVIÇO:

O que: Palestra “A Arte de Dominar a si mesmo”

Quando: 18 de setembro, a partir das 19h

Onde: Unicesumar Blumenau, Rua 7 de Setembro, 1315.

Para confirmar a participação, entre em contato pelo telefone (47) 3035-6646

Texto: Liliani Bento

Data: 11/09/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System