Pomerodense recebe medalha de ouro da OBMEP no RJ

João Pedro Tambosi, estudante do 9º ano da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, é novamente medalhista de ouro da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realizada em 2017. Este ano, ele completa três anos de participação no certame, contabilizando três medalhas conquistadas, uma de prata e duas de ouro. "No primeiro ano, quando conquistei a medalha de prata, tive como principal objetivo conquistar o ouro em 2016, e isso aconteceu e se repetiu no último ano, estou muito feliz  de ser um dos 500 alunos, entre milhões de participantes", comenta o estudante.

A cerimônia de entrega das medalhas de ouro a 576 estudantes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil ocorreu na última quinta-feira (02/08) no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, durante o Congresso Mundial de Matemáticos (ICM, do nome em inglês International Congress of Mathematicians). Sediado pela primeira vez no Hemisfério Sul, o evento foi aberto no dia 1º de agosto e reunirá, até o próximo dia 9, pesquisadores de todo o mundo para divulgação de novos estudos na área da matemática e troca de experiências.

Os estudantes receberam a medalha no mesmo local onde quatro matemáticos receberam ontem (02/08), a maior honraria da área, que é a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática. Essa medalha é conferida durante o ICM, a cada quatro anos, aos matemáticos com menos de 40 anos de idade que se destacam na área.

Destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do ensino médio, a Obmep reuniu, no ano passado, em sua décima terceira edição, 18,2 milhões de concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros, dos quais 17,8 milhões de alunos de escolas públicas e os demais de instituições privadas. Foi a primeira vez que o certame incluiu participantes de colégios particulares.

A Obmep manteve o número de medalhas para alunos de escolas públicas das edições anteriores: 500 de ouro, 1.500 de prata, 4.506 de bronze e 38,6 mil menções honrosas. Os estudantes de escolas particulares receberam 76 medalhas de ouro, 227 de prata, 682 de bronze e 5,7 mil menções honrosas.

A competição é realizada desde 2005 pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Fonte: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pomerode

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Pomerode

Data: 06/08/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System