83% dos Brasileiros temem compartilhar mentiras na Internet

revista VEJA divulgou na sua edição desta semana (17/01) uma pesquisa realizada pela consultoria Idea Big Data que revela o comportamento dos Brasileiros com relação as Fake News, as notícias falsas.

Segundo o levantamento, 83% dos entrevistados temem compartilhar notícias falsas em suas redes sociais e grupos de whatsapp. A pesquisa ouviu, por telefone, 2004 pessoas entre os dias 9 e 10 de janeiro em 37 cidades de cinco regiões do país. Em Santa Catarina, moradores de Florianópolis e Joinville foram entrevistados.

Uma das tendências encontradas na pesquisa mostra que o cuidado em confirmar a veracidade das informações varia de acordo com a renda e a idade dos entrevistados. Nas classes mais altas, A e B, 52% e 46% afirmam checar (muito ou sempre) se as notícias que divulgam em suas redes são reais. Esse percentual cai para 24% e 13%, nas classes D e E.

Considerando-se o total dos entrevistados, sem levar em conta os níveis de renda específicos, 63% das pessoas ouvidas afirmam não se preocupar em checar a veracidade das notícias antes de compartilhá-las, afirma a reportagem da Veja. Outro dado preocupante é o número de pessoas nunca ouviram falar em Fake News, 45% dos brasileiros.

fake news

Data: 22/01/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System