UFSC escolhe o próximo reitor nesta quarta-feira

O nome de quem vai ficar à frente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pelos próximos quatro anos será definido em votação hoje. Irineu de Souza, professor e diretor do Centro Sócio-Econômico, e Ubaldo Balthazar, atual reitor temporário da instituição e diretor do Centro de Ciências Jurídicas, foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno da consulta à comunidade universitária em 28 de março. Agora disputam o segundo turno do pleito.

Aproximadamente 40 mil pessoas, entre estudantes, professores e técnicos-administrativos, estão aptas a votar. Novamente, assim como ocorreu no primeiro turno, serão usadas 64 urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Os equipamentos estarão à disposição da comunidade acadêmica e docente das 8h às 21h no campus da Trindade e no Centro de Ciências Agrárias, em Florianópolis, e nos polos de Araranguá, Blumenau, Curitibanos e Joinville.

O presidente da comissão eleitoral montada pela universidade, Paulo Rizzo, explica que neste pleito haverá uma mudança em um dos locais de votação.

— No primeiro turno, tivemos uma urna extra na reitoria para quase 200 estudantes de pós-graduação que, por uma falha, não constavam das listas. Agora, estão incluídos nas seções eleitorais das unidades acadêmicas de seus respectivos cursos – explica.

Além disso, Rizzo detalha que foi criada uma seção específica em Curitibanos para os estudantes do curso de Medicina Veterinária, na unidade Cedup, onde estudam. A medida foi tomada para que não precisassem ir até o campus onde votam os demais, que fica a 7 quilômetros.

Na semana passada, quando faltavam poucos dias para a votação, os dois candidatos participaram de um debate promovido pelo curso de Jornalismo da própria universidade, transmitido pela TV UFSC. Na ocasião, além de poderem fazer perguntas entre si, Irineu e Ubaldo também responderam aos questionamentos dos estudantes, de representantes dos veículos de comunicação da universidade e também da comunidade universitária.

O primeiro turno foi concorrido por três nomes, além de Irineu e Ubaldo, o professor Edson de Pieri disputou o voto de aproximadamente 40 mil pessoas, entre alunos, professores e técnicos-administrativos. Por fim, Irineu conquistou a maioria dos votos: 5.434, ou 34% do total, sendo a maior parte vindos de estudantes.

Ubaldo ficou em segundo lugar, recebeu 4.655 votos, 33,7% do total, segundo lugar entre os professores e servidores. De Pieri teve a confiança de 4.507 pessoas, 30,6% dos votos. Ao todo, 14,7 mil pessoas votaram, o que equivale a 36,7% da comunidade acadêmica e docente da universidade.

As eleições na UFSC, que ocorreram pela última vez em novembro de 2015, precisaram ser antecipadas neste ano, depois do suicídio do ex-reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em 2 de outubro do ano passado, dias após a operação Ouvidos Moucos ter sido deflagrada na instituição pela Polícia Federal. Na época, Balthazar acabou assumindo a função pois a vice-reitora Alacoque Erdmann se afastou do cargo por motivos pessoais dias depois do incidente com Cancellier.

Mesmo após o resultado da votação na próxima quarta-feira, ainda não há uma data para que o novo reitor tome posse, já que a UFSC depende de burocracias e trâmites relacionados ao Ministério da Educação (MEC).

Fonte: Larissa Neumann - Diário Catarinense

Foto: Betina Humeres - Diário Catarinense

Data: 11/04/2018
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System