Delícias que atravessam gerações

O evento mais charmoso e aconchegante da região está chegando: o 13º Festival Gastronômico de Pomerode será realizado entre os dias 5 e 16 de julho, trazendo como tema os "Sabores da Colonização Alemã”. Nesta edição, no menu de cada restaurante estará presente uma receita como era preparada pelos imigrantes, no início da colonização. Estes pratos foram resgatados de antigos cadernos de receitas e de tradições familiares da cidade mais alemã do país. A historiadora do Museu Pomerano, Roseli Zimmer, recorda que os pomeranos tiveram que adaptar suas receitas quando chegaram ao Brasil, buscando substitutos para os ingredientes com que estavam acostumados na Europa. Assim, trocaram o pato pelo marreco e a farinha de trigo pelos tubérculos, por exemplo. É por isso que taiá, batata-doce e mandioquinha estarão em vários pratos, ao lado de iguarias tradicionais da culinária alemã. "Essa fusão de receitas germânicas com ingredientes brasileiros, que caracterizaram a mesa dos imigrantes, é um dos diferenciais deste ano”, destaca a diretora executiva da Fundação Cultural de Pomerode, Ivone Lemke.

Alguns pratos oferecidos fazem parte de tradições familiares locais, mas raramente são encontrados comercialmente. Um exemplo é o "Carábrot" um saboroso pão feito com cará de receita centenária. Outras receitas típicas como o Sahnehering (um filé de sardinha com creme de nata, maionese, cebola e maçã), o Krauttaschen (trouxinha de repolho com carne moída) e o Schwarzsauer (sopa de miúdos de marreco e/ou galinha) também poderão ser apreciadas. Ainda estarão presentes as bolachas artesanais assadas na hora em forno a lenha e as cucas nos sabores mais tradicionais e em versões com ingredientes premium, como o Chocolate Nugali e a Linguiça Olho. Além destes pratos repletos de tradição, o visitante poderá encontrar outras opções preparadas pelos chefs, incluindo sugestões mais leves, como sopas e saladas e pratos sem glúten e sem lactose. 

As novidades do Festival Gastronômico de Pomerode seguem uma tendência da gastronomia mundial: o conceito comfort food. “Acreditamos nesse movimento que aposta em cheiros e sabores que nos remetem à infância, ao calor de uma refeição em família. Queremos oferecer ao visitante sensações vinculadas à cultura e à memória da nossa cidade através dessa experiência gastronômica”, destaca a presidente da Associação Visite Pomerode (Avip), Gicele Lanser. A organização ainda evidencia essa essência acolhedora na ambientação do Pavilhão Municipal de Eventos, que é transformado em uma Vila Gastronômica com decoração aconchegante, luz intimista e aquecedores, para suportar o frio que faz no Vale do Itajaí neste período. As atrações musicais também compõem o ambiente, com volume mais baixo, para não atrapalhar o papo com os amigos. 

Bebidas para todos os gostos
No cardápio de bebidas, uma ampla carta de vinhos, de chopes artesanais e um dos maiores sucessos do Festival Gastronômico de Pomerode do ano passado: o Glühwein, uma bebida quente feita com vinho, canela, anis e especiarias, que é muito tradicional no Inverno alemão. Será comercializado em uma casinha de madeira típica, igual às encontradas nas feiras de Inverno da Alemanha. Glühwein significa “vinho aceso”, pois na Idade Média era aquecido pela imersão de ferros em brasa. 

Pegada social e ecológica
O Festival Gastronômico de Pomerode não é feito só de aromas e sabores, há também preocupação com os produtores locais e com os aspectos socioambientais, refletidas no conceito "Km 0". Esta filosofia valoriza a importância da diversidade de sabores associada a produtos e produtores locais, práticas tradicionais e respeito socioambiental. Seguindo essa linha, os participantes do evento priorizam ingredientes de produtores e indústrias locais e regionais para elaboração dos pratos, preservando assim a riqueza cultural da região e evitando gastos de recursos naturais com longos transportes. 

Também faz parte do evento o espaço "Feito em Pomerode", onde os visitantes podem aproveitar para conhecer e adquirir alimentos e ingredientes de qualidade e iguarias típicas, utilizados no preparo de diversas receitas.

Serviço:
O quê: 13º Festival Gastronômico de Pomerode
Quando: de 5 a 16 de julho. 
Onde: Pavilhão Municipal de Eventos – Avenida 21 de Janeiro, 2150, Centro, Pomerode (SC)
Ingressos: de segunda a quarta, entrada gratuita. De quinta a domingo, R$ 5 e meia entrada para as classes previstas em lei.
Data: 03/07/2017
2017 - Todos os Direitos Reservados à Rádio 104 FM.
Site desenvolvido por:
Alho-poró e DM System